15
Jan 10
Por

Cecília Meireles Graça

, às 12:19 | comentar

O Primeiro-Ministro manifestou-se mais uma vez contra quaisquer alterações ao PEC esta manhã no Parlamento. Foi até mais longe, ao afirmar que Portugal seria imediatamente penalizado pelas agências de rating caso decidisse  de algum modo aliviar a carga fiscal.

Ficamos portanto a saber que, para o Governo, o caminho para a credibilidade financeira e para a consolidação das contas públicas definitivamente não passa  pela diminuição da despesa. Passa sim pelo aumento da receita, em particular através de manter inalterado o pagamento especial por conta de um imposto que nem sequer se sabe se algum dia será devido!

Não oferecendo esta posição do Governo grande esperança para o futuro da economia real, tem pelo menos uma vantagem: torna claro que há uma divergência de fundo entre aqueles que acham que o motor da economia é o investimento público (que necessariamente tem que ser pago com impostos ou com dívidas), e aqueles que, como eu, acreditam  que Portugal só vai arrancar quando apostar no investimento privado, deixando-o respirar sem as amarras fiscais que o têm asfixiado nos últimos anos.


O investimento publico tem um efeito mais imediato na economia, sobretudo no sector da construção. Infelizmente, na minha opinião, o principal entrave ao investimento privado tem a ver com a legislação laboral e com a situação em que se encontra a nossa justiça. De qualquer forma, acima de tudo isso está a falta de uma estratégia de longo prazo para Portugal. Algo que deveria ter sido feito assim que aderimos à CEE. O Michael Porter ainda andou por aí a falar nos clusters mas com Vinho ou Cortiça não é fácil gerar grande crescimento na economia. De qualquer forma isto é um problema cultural pois há 500 anos que andamos a perder oportunidades. De qualquer forma, nesta fase, só temos mesmo de congelar os salários da função pública, reduzir o investimento público e aumentar os impostos.
Vamos ter pelo menos mais dois anos de sofrimento. Veremos se politicamente existe bom senso para perceber isto. Tenho as minhas dúvidas.
Pedro Lopes a 15 de Janeiro de 2010 às 18:46

Na última fila da bancada do CDS-PP sentaram-se no primeiro dia, por acaso ou providência, os quatro deputados mais novos da bancada. Juntam-se virtualmente neste espaço para continuar as discussões após o fim dos trabalhos. Junte-se, leia e debata as opiniões dos deputados… Da última fila.
Autores
Cecília Meireles Graça
Filipe Lobo d´Ávila
João Pinho de Almeida
Michael Seufert
Arquivos
Pesquisar