07
Jan 10
Por

Filipe Lobo d´Ávila

, às 21:48 | comentar

Foi hoje amplamente noticiado que o Banco de Portugal enviou uma carta aos clientes do Banco Privado Português a assumir o "congelamento indevido" das aplicações financeiras (e, em particular, dos produtos de capital garantido que atingiram a maturidade) daqueles clientes. 

 

Na maior parte das situações, estamos a falar de congelamentos que se prolongaram por mais de um ano.

 

Tenho alguma dificuldade em acreditar nisto e reconheço alguma curiosidade para ver se esta noticia se confirma.

 

Na verdade, é o mesmo Banco de Portugal que, por sinal, tinha (e tem) a responsabilidade de supervisão bancária.

 

É o mesmo Banco de Portugal que, por sinal, determinou a suspensão dos pagamentos aos clientes e que, por diversas vezes, prorrogou essa mesma suspensão. Por força dessa suspensão - e, consequentemente, do processo de saneamento financeiro do Banco -, os clientes sofreram uma diminuição objectiva dos seus direitos (sabe-se hoje que, ao longo do último ano, foram indeferidas inúmeras providências cautelares e acções judiciais intentadas por estes clientes). 

 

É o mesmo Banco de Portugal que procedeu à nomeação da administração provisória do Banco que ficou responsável pela execução dessa mesma suspensão dos pagamentos.

 

Simultaneamente, parece ser mais um dos casos da nossa Justiça em que não se conhece qualquer desenvolvimento sobre o apuramento de responsabilidades.

 

Esta notícia, a confirmar-se, seria - do meu ponto de vista - mais uma valente "machadada" na já débil credibilidade do nosso sistema de supervisão.

 

Esperemos que isto não seja mesmo assim...

 


Na última fila da bancada do CDS-PP sentaram-se no primeiro dia, por acaso ou providência, os quatro deputados mais novos da bancada. Juntam-se virtualmente neste espaço para continuar as discussões após o fim dos trabalhos. Junte-se, leia e debata as opiniões dos deputados… Da última fila.
Autores
Cecília Meireles Graça
Filipe Lobo d´Ávila
João Pinho de Almeida
Michael Seufert
Arquivos
Pesquisar